sábado, 20 de agosto de 2011

Rebeldes líbios afirmam controlar Brega

A cidade é cenário de violentos combates há semanas na frente leste do país

Forças leais a Muammar Kadhafi fazem ações para controlar a cidade de Brega / Florent Marcie/AFP
Os rebeldes líbios afirmaram neste sábado controlar toda a cidade de Brega, cenário de violentos combates há semanas na frente leste do país, depois de terem se apoderado das instalações petroleiras locais.

"A zona industrial (de Brega) se encontra sob nosso controle. Toda Brega está agora sob nosso controle", afirma um comando militar da insurgência. "As forças de Kadhafi estão se retirando para o oeste", indicou.

Depois de meses de estancamento na frente leste, os insurgentes lançaram no final de julho uma ofensiva contra Brega, um posto avançado das forças leais a Muamar Kadhafi no leste do país.

Fim de Kadhafi

Apesar da ampliação do controle, o final do homem forte da Líbia, Muamar Kadhafi, "está próximo", garantiu, neste sábado, o presidente do CNT (Conselho Nacional de Transição), Mustafá Abdelkhalil, em nome da oposição, confirmando contatos com o grupo mais próximo ao coronel líbio.

"Mantivemos conversações com pessoas ligadas ao coronel Kadhafi (...) e tudo demonstra que o final está muito próximo, se Deus quiser", declarou Abdelkhalil, em entrevista à imprensa.

"Se Kadhafi quiser abandonar o poder, queremos que ele mesmo anuncie isso. Mas achamos que ele não o fará. Conto com um final catastrófico para ele e para os seus. Também acho que ele vai deixar uma situação de caos em Trípoli", afirmou o presidente do CNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário