domingo, 4 de setembro de 2011

Chile retoma buscas por corpos após acidente aéreo

Objetivo é encontrar fuselagem do avião, onde podem estar a maioria dos corpos


Chile-procura
Piloto sobrevoa área onde um avião militar chileno caiu na sexta-feira (2), matando todos os 21 passageiros a bordo. Quatro corpos foram encontrados até agora e as buscas continuam
Equipes de resgate retomaram neste domingo (4) as buscas por 17 dos 21 passageiros que ainda não foram encontrados após o acidente com um avião militar que se acidentou no arquipélago de Juan Fernandez, na costa do Chile. Segundo as autoridades, o foco está em encontrar a fuselagem da aeronave, onde se acredita que a maioria dos corpos possa estar.
Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Força Aérea e da Marinha chilena em parceria com grupos de pescadores locais, que rastreiam as áreas próximas ao aeroporto da ilha de Robinson Crusoé, onde o avião deveria ter pousado.
De acordo com o secretário-geral da Força Aérea chilena, Maximiliano Larraechea, “a busca continua e será mantida até que seja possível encontras os restos de cada um” dos tripulantes. No sábado (3) Larraechea havia descartado oficialmente a possibilidade de se encontrar sobreviventes.
O secretário-geral informou que um equipamento de sonar (um tipo de radar) da Marinha chilena já está trabalhando na região. O objetivo é encontrar a fuselagem do avião, onde acredita-se que possam estar os 17 cadáveres ainda não encontrados.
- No dia de ontem [sábado] apareceram com certa rapidez os corpos de algumas vítimas e depois não ocorreram mais aparições, o que nos leva a pensar que provavelmente os restantes estão juntos na fuselagem.
No início de sábado, apareceram os corpos de quatro ocupantes do avião. Durante a tarde eles foram levados a Santiago, onde já foram identificados.
Aeronave levava um dos principais apresentadores de TV do país
O avião acidentado, um Casa-212, se dirigia para o arquipélago de Juan Fernandez (a 670 km da costa chilena) quando caiu no oceano Pacífico após duas tentativas de pouso frustradas.
Na aeronave viajavam, entre outros, o apresentador de televisão Felipe Camiroaga e o empresário filantropo Felipe Cubillos, criador de uma organização para apoiar os trabalhos de reconstrução na ilha após o forte terremoto de fevereiro de 2010.
Camiroaga e cinco membros de sua equipe estavam à caminho do arquipélago para gravar uma reportagem sobre o local.
O desaparecimento de Camiroaga, de 44 anos, uma das personalidades mais famosas do Chile, causou comoção na capital Santiago. Dezenas de pessoas fizeram vigília durante a noite de sexta e a madrugada deste sábado pela vida do apresentador.
Camiroaga é conhecido pelo programa matinal Buenos Dias a Todos e pelo talk-show Animal Nocturno, ambos da TVN (Televisão Nacional Chilena).

Nenhum comentário:

Postar um comentário