sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuvas provocam a primeira morte em SC

Homem de 66 anos morreu ao cair do telhado de sua casa em Guabiruba, no médio Vale do Itajaí

Mais de meio milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas em SC  / Ricardo Silva/ Futura Press  As fortes chuvas que atingem Santa Catarina há vários dias provocaram a primeira morte no Estado. A Defesa Civil confirmou o fato ocorrido em Guabiruba, cidade localizada no médio Vale do Itajaí, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes e deslizamentos.

A vítima é Valdemiro Carminatti, de 66 anos. Ele residia na rua São Pedro, no centro da cidade, e consertava o telhado de sua casa, quando o mesmo desabou. Ele não resistiu aos ferimentos.

No boletim mais recente divulgado pela Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina, por volta de 5h desta sexta-feira, o número de cidades em situação de emergência subiu para 14: Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto Leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.

Ao todo, 60 municípios foram atingidos, deixando 20.945 desalojados e 1.623 desabrigados. Ainda segundo o boletim, 558.772 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas.

O órgão também informou que a cidade de Blumenau é a mais atingida até o momento, com 280 mil afetados e 15 mil desalojados. O nível do rio Itajaí estava mais de oito metros acima do nível normal durante a manhã de hoje. A água invadiu várias casas e áreas comuns de condomínios. As aulas foram suspensas na cidade.

As rodovias também começam a ser afetadas. Mais de dez vias estaduais federais enfrentam interdições por causa de quedas de barreira e alagamentos.

Ajuda federal

Na noite de ontem, representantes do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria Nacional de Defesa Civil foram a Santa Catarina acompanhar a situação.

Gelson Luiz de Albuquerque, chefe de gabinete do Ministério, e Rafael Schadeck, diretor do departamento de minimização de desastres da Secretaria Nacional, acompanham a situação dos municípios catarinenses. O secretário de Defesa Civil Nacional, Humberto Viana, também estará em Santa Catarina, nesta sexta-feira.

Mais chuva

Nesta sexta-feira, o tempo segue instável em Santa Catarina, com céu encoberto. Nas próximas 24 horas ainda há previsão de chuva volumosa, com totais variando entre 70 e 100mm em média. O índice pode ser superado em algumas localidades, devido à presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil, de acordo com os institutos de previsão do tempo.

O índice pluviométrico registrado nos últimos dias chegou a 100 mm na maioria dos municípios. Os números são próximos ao acumulado de todo o mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário