sábado, 3 de setembro de 2011

EUA processarão bancos por enganar clientes sobre títulos hipotecários

EUA processarão bancos por enganar clientes sobre títulos hipotecários

EUA processarão bancos por enganar clientes sobre títulos hipotecários
Redação Central, 2 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos interporá uma ação por 'bilhões de dólares' contra vários dos bancos mais importantes do país por enganar os investidores sobre a qualidade dos valores baseados em hipotecas vendidas durante a 'bolha' imobiliária, informou o diário 'New York Times'.
A Agência Federal de Financiamento de Casas (FHA, na sigla em inglês), encarregada que observar as enormes instituições hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, apresentará o processo contra uma lista de 'mais de uma dúzia' de bancos, entre os quais Bank of America, JPMorgan Chase, Goldman Sachs e Deutsche Bank.
Segundo os 'três indivíduos informados a respeito' que foram citados pelo 'New York Times', a ação será interposta nesta própria sexta-feira ou na próxima terça, pouco antes do fim do prazo limite para a apresentação de processos por parte da FHA.
No processo, a FHA argumentará que os bancos, ao agrupar hipotecas para poder emitir valores baseados nesses ativos, não averiguaram devidamente a confiabilidade dos contratos hipotecários, como exigem as leis das bolsas de valores.
Quando a 'bolha' imobiliária explodiu no final de 2008, diante da falta de pagamento das hipotecas por parte de muitos prestatários, a cotação destes títulos hipotecários caiu muito.
Como consequência, Fannie Mae e Freddie Mac perderam mais de US$ 30 bilhões, perdas que foram cobertas sobretudo pelos cofres federais.
Segundo as fontes do 'New York Times', a ação que será interposta pela FHA será muito parecida com a formulada em julho contra o banco UBS por US$ 900 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário