segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fim das touradas na Catalunha

Monumental de Barcelona recebe última tourada com aplausos e gritos de "liberdade"


A última corrida de touros da Catalunha, na quase centenária e emblemática praça Monumental de Barcelona (Espanha), começou hoje entre prolongados aplausos aos toureiros e gritos de “liberdade, liberdade”.
Monumental de Barcelona recebe última tourada com aplausos e gritos de "liberdade" | © 123RF
Os políticos que discordam da proibição das touradas, aprovada no parlamento regional em Julho e que entrará em vigor a 01 de Janeiro, reafirmaram a sua posição, como a presidente do PP da Catalunha, Alicia Sánchez Camacho.
A líder recordou o recurso interposto pelo seu partido junto do Tribunal Constitucional para que as corridas regressem à cidade.
Nos arredores da praça juntaram-se «aficionados» e curiosos que tiravam fotografias, enquanto na rua do outro lado cerca de 20 manifestantes anti-tourada repetiam a manifestação que organizam sempre que se realiza uma corrida.
Os activistas escolheram como palavras de ordem “Adeus” e “até nunca”.
Nos últimos dias, as posições contrárias fizeram-se ouvir cada vez mais alto, mas a agência noticiosa espanhola EFE garantiu não terem existido incidentes junto à Monumental, onde foi reforçado o dispositivo policial.
O cartaz da última corrida de touros na Catalunha apresentou José Tomás, Juan Mora e Serafin Marín.
A partir de Janeiro de 2012, a Catalunha torna-se oficialmente a segunda região espanhola a proibir as corridas de touros, depois das Canárias em 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário