quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Morre quarta vítima de meningite C na Bahia



Mesmo com a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado) assegurando que o surto de meningite que matou três funcionários está controlado, mais uma pessoa morreu vítima da doença no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, localizado em Mata de São João, litoral baiano. Segundo a Secretaria, Adriano Santos de Jesus, 24, que era cozinheiro, foi a quarta vítima fatal por meningite C entre os funcionários. Ele estava internado em estado grave na UTI do Hospital Couto Maia, há mais de dez dias, e faleceu no começo desta tarde.
 
 
A Sesab informou, em nota oficial, que desde o último dia 10 não foi registrado nenhum caso novo de Doença Meningocócica em funcionários do Costa de Sauípe. Este período de 12 dias evidenciaria o fim do surto de transmissão da doença na área, que teve sete casos confirmados.
 
O comunicado ainda afirma que a partir do conhecimento do primeiro caso, verificado no início deste mês, a Sesab, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios, iniciou a quimioprofilaxia, com a utilização de antibiótico tanto no ambiente de trabalho como no domicílio, para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores que adoeceram. A medida adotada segue as Normas Técnicas padronizadas pelo Ministério da Saúde, considerada como a mais eficiente para bloqueio de surto.
 
No começo deste mês, outros três funcionários do complexo - dois homens e uma mulher - morreram com meningite. Os casos aconteceram no mesmo período em que foi realizado o Sauípe Folia, festa de Carnaval fora de época. O complexo hoteleiro realizou recentemente a vacinação, coordenada pela Secretaria de Saúde, de funcionários diretos e indiretos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário