domingo, 18 de setembro de 2011

Terremoto na Índia deixa mortos no Nepal

Pelo menos cinco pessoas morreram com o tremor de 6,8 graus

Equipes fazem buscas em Katmandu, no Nepal / Prakash Matema/AFP  
Equipes fazem buscas em Katmandu, no Nepal Prakash Matema/AFP
Um terremoto de 6,8 graus de magnitude estremeceu neste domingo o estado norte-oriental indiano de Sikkim, situado em uma região montanhosa, com tremores que foram sentidos na capital federal, Nova Délhi, no Butão e no Nepal, onde morreram ao menos cinco pessoas.

Em declarações à rede de televisão CNN-IBN, a principal autoridade política de Sikkim, Karma Gyatso, disse que uma criança poderia ter morrido, mas a informação não foi confirmada.

Moradores da capital de Sikkim, Gangtok, contaram que o terremoto abriu grandes fendas nos edifícios.

De acordo com a polícia, ao menos cinco pessoas morreram no Nepal, três delas em Katmandu, a capital nepalesa, situada a 270 km do epicentro.

"Ao menos três pessoas morreram em Katmandu quando um muro da embaixada da Grã-Bretanha caiu devido ao terremoto, e outras duas faleceram no leste do Nepal", declarou Binod Singh, porta-voz da polícia nacional.

A circulação foi interrompida em Katmandu e os hotéis e bares foram evacuados. Centenas de turistas e trabalhadores esperavam notícias visivelmente preocupados nas ruas e estacionamentos sob a chuva de monções.

Segundo o Instituto Geológico americano USGS, o tremor ocorreu às 18h10 local (09h40 de Brasília) e seu epicentro foi situado 60 km a noroeste de Gangtok.

"Era um tremor muito forte. Alertamos as forças armadas e os paramilitares", declarou Gyatso.

A linha telefônica terrestre ficou temporariamente fora de serviço em Gangtok e a rede de telefonia móvel ficou saturada, o que complicou a comunicação com a área atingida.

Também foram sentidos fortes tremores em Guwahati, principal cidade do estado vizinho indiano de Assam, situado a 600 km do epicentro, onde os moradores saíram às ruas em pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário