quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Motorista envolvido em acidente na Anchieta será indiciado por homicídio

Engavetamento envolvendo oito veículos nesta quarta deixou um morto.

Segundo delegada, veículo estava a 95 km/h e trafegava pela esquerda.

engavetamento anchieta (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Engavetamento envolveu oito veículos (Foto:
Reprodução/TV Globo)
O motorista de caminhão de 42 anos que se envolveu no engavetamento na Via Anchieta na manhã desta quarta-feira (5) foi preso em flagrante por homicídio culposo (sem intenção). Segundo a delegada Kátia Martins, do 4° DP de São Bernardo do Campo, após análise das evidências, ele foi apontado como o responsável pelo acidente. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.
O engavetamento aconteceu por volta das 10h, na altura do km 42. Segundo a Ecovias, concessionária que administra a via, a visibilidade era total na pista, sem qualquer ponto de neblina, quando ocorreu o engavetamento na Anchieta. A perda de freio de um dos veículos é considerada a hipótese mais provável para o acidente, de acordo com a concessionária. O motorista disse à polícia que perdeu o controle do veículo.
“De acordo com o tacógrafo, ele estava a 95 km/h e na faixa da esquerda. Por isso, é possível indiciá-lo por homicídio culposo, com lesão corporal culposa”, afirmou a delegada. O motorista está detido sem direito à fiança, uma vez que a pena para esses crimes pode superar quatro anos de prisão. No trecho em que estava, a velocidade máxima permitida era de 50 km/h e caminhões não podem trafegar pela faixa da esquerda.
Ainda de acordo com a delegada, ele já tem passagens pela polícia, por crimes de lesão corporal dolosa, receptação e apropriação indébita. Por volta das 16h30, ele estava na carceragem da delegacia e ainda não havia constituído advogado.
engavetamento anchieta (Foto: Arte/G1)
A pista sentido litoral da Via Anchieta foi liberada por volta das 15h30, mais de cinco horas após o acidente. Ela teve que ser totalmente bloqueada para o atendimento às vítimas, trabalho da perícia e remoção dos veículos. Segundo a Ecovias, um caminhão, dois ônibus e cinco carros se envolveram no acidente. Eles foram levados para a base da Polícia Militar Rodoviária no km 40 da via.
Quatro unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Segundo a assessoria dos bombeiros, pelo menos seis pessoas foram vítimas no acidente. Uma morreu. Quatro delas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao pronto-socorro da Santa Casa de Santos pela corporação. Outra pessoa ficou em estado grave e foi levada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, ao Hospital Mário Covas, em Santo André. De acordo com a concessionária, são quatro feridos: duas pessoas ficaram em estado grave, uma teve ferimentos moderados e outra teve ferimentos leves.
Inversão
Por causa da interdição, a pista sentido capital teve o fluxo invertido por causa da colisão e funcionava no sentido litoral por volta das 15h. A opção para os motoristas de carros que seguiam para São Paulo era utilizar a Rodovia dos Imigrantes. Após a liberação da pista, os funcionários da Ecovias trabalhavam no local do acidente para retornar a operação 5x5 no Sistema Anchieta-Imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário