segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sobe para mais de 200 o número de mortos pelo terremoto na Turquia


Já são mais de 200 os mortos e mais de mil os feridos em decorrência do forte sismo registado neste domingo, o mais forte no país desde 1999, que ocorreu às 10h41 – hora local – e atingiu a província de Van, no leste da Turquia, perto da fronteira com o Irão. na província de Van, na Turquia, segundo o último balanço oficial.
Os números foram divulgados pelo Ministério do Interior, no entanto, ainda continuam sendo cifras provisórias. O instituto norte-americano de geofísica diz que o número de vítimas mortais poderia chegar aos mil, que também é a previsão feita pelos sismólogos turcos, devido às características das habitações e à violência do sismo.
Dezenas de edifícios ruíram por toda a província do sudeste da Turquia, em especial na cidade de Ercis, epicentro do terremoto. Centenas de pessoas estão soterradas. As equipes de socorro estão tentando achar sobreviventes em baixo dos destroçõs.
A mobilização de ajuda humanitária para a região é dificultada pelos danos significativos no aeroporto da cidade a consequência do abalo de 7,2 graus na escala de Richter.
Os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, enviaram as condolências ao povo e às autoridades da Turquia e a OTAN já ofereceu ajuda, bem como Israel, apesar das tensões diplomáticas entre Tel Aviv e Ancara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário