terça-feira, 8 de novembro de 2011

Governo lança Programas SOS Emergência e Melhor em Casa


Governo Federal lançou hoje, dia 08 de novembro, o programa SOS Emergência. Serão 11 hospitais do Brasil  que farão parte dele, sendo que o intuito é aprimorar a gestão e a qualificação do atendimento nos Prontos-Socorros.
Cada um dos estabelecimentos participantes irá receber uma quantia de R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde. O planejamento é para quem até 2014, o programa chegue até as 40 maiores unidades de saúde brasileiras.
Dentre as capitais que receberão investimentos estão Fortaleza, Goiânia, Recife, Brasília e Salvador.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita na parceria com as direções dos hospitais, assim como com os trabalhadores de saúde para que a ação surta efeito. A presidente Dilma Rousseff explicou na cerimônia que a intervenção nas unidades de emergência acontecerá de forma gradativa e ofertou destaque a esse desafio.
Todas as unidades participantes terão um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, o qual ofertará apoio e orientação, com relação a melhoria da gestão e da qualidade assistencial.
As atividades terão o monitoramento do Comitê Nacional de Acompanhamento do SOS Emergência, que tem a coordenação feita pelo Ministério da Saúde e vai receber e fazer também o encaminhamento das soluções apresentadas pelos Núcleos citados acima.
Outro programa apresentado foi o “Melhor em Casa”, em que pacientes doSistema Único de Saúde (SUS) que não necessitem de internação hospitalar, poderão receber o atendimento em casa.
Os pacientes irão receber um leito hospitalar e equipamentos médicos, os quais serão utilizados na casa da pessoa. Caso algum equipamento necessite de energia elétrica, a residência do indivíduo terá isenção total na tarifa de eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário