quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mariano Rajoy é novo primeiro-ministro espanhol

Por 187 votos a favor, 149 contra e 14 abstenções, a Câmara Baixa do Parlamento espanhol aprovou a posse do líder conservador após dois dias de debates

Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP), acena para simpatizantes na sede da formação, em Madri
Rajoy é o segundo primeiro-ministro espanhol que pertence ao Partido Popular após José María Aznar, que governou a Espanha entre 1996 e 2004
Madri - O líder do conservador Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, se transformou nesta terça-feira no sexto primeiro-ministro da democracia espanhola, com o apoio da maioria do Congresso dos Deputados.


Por 187 votos a favor, 149 contra e 14 abstenções, a Câmara Baixa do Parlamento espanhol aprovou a posse do líder conservador após dois dias de debates.
Apoiaram sua designação os 185 deputados do PP, mais o parlamentar da União do Povo Navarro (UPN) e o representante do Fórum Astúrias, fundado recentemente pelo ex-dirigente popular Francisco Álvarez Cascos.
Os contrários foram os 110 deputados do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e os representantes dos demais grupos minoritários, incluindo a coalizão Esquerda Unida e os nacionalistas catalães de centro-direita Convergência e União (CiU).
Os sete deputados da coalizão independentista basca Amaiur, os cinco do Partido Nacionalista Basco (PNV) e os dois deputados de Coalizão Canária se abstiveram.
Rajoy é o segundo primeiro-ministro espanhol que pertence ao Partido Popular após José María Aznar, que governou a Espanha entre 1996 e 2004.
O novo chefe do Executivo jurará nesta quarta-feira seu cargo diante do rei Juan Carlos e depois anunciará a estrutura e a composição de seu gabinete, que mantém em absoluto sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário